top of page

Vamos entender desde a origem da palavra.

"A Terapia é uma palavra de origem grega (therapeía) e significa "método de tratar doenças e distúrbios da saúde, tratamento de saúde". Há diversos tipos de terapias, que utilizam variados procedimentos, substâncias e ambientes" (Paulo Hernandes). 

Holística, que deriva da palavra Holismo, de origem grega (holos) e significa inteiro ou todo.

Como podemos ver através da origem das palavras, a terapia holística é um tratamento complementar ou integrativo da saúde que busca trabalhar o ser humano de uma forma única e integral.

Quando nos referimos a uma forma única, é justamente porque cada pessoa tem uma necessidade de tratamento, de acordo com suas experiências e vivências que levaram a pessoa a ser quem ela é.

As terapias holísticas levam em consideração não só o sintoma, mas principalmente todo o histórico de vida da pessoa, que envolve desde o relacionamento com os pais, amigos e ambiente de trabalho, justamente para buscar com o cliente as possíveis causas metafísicas (é uma palavra com origem no grego e que significa "o que está para além da física". É uma doutrina que busca o conhecimento da essência das coisas) dos sintomas ou doença propriamente dita.

A terapia holística funciona independente de a pessoa acreditar ou não, porém, se a pessoa não quiser realizar um tratamento, seja holístico ou alopata (medicina convencional), esta poderá gerar uma crença limitante e impedirá o sucesso da terapia.

As terapias são ferramentas utilizadas para despertar a cura interior que cada um de nós tem.

Nosso organismo é composto por 7 principais chacras, que são centros de força de energia que temos em nosso organismo.

Ex. Quando vamos ouvir um rádio, e este está fora de sintonia/frequência, não conseguimos ouvir o que desejamos, porque fica com "chiado", o mesmo acontece com nosso organismo, quando estamos doentes, estamos fora de sintonia com nossos pensamentos e sentimentos, por isso adoecemos.

Quer você acredite ou não, nosso organismo é energia materializada, assim como a água que se transforma em energia a qual utilizamos em nosso dia a dia (assistindo uma TV, ouvindo um rádio, etc), a nossa nos da os movimentos, que geram nossas ações/atitudes, e as terapias irão atuar justamente no equilíbrio desta, por isso funcionam.

As energias são sutis, por isso não necessariamente, você terá um resultado imediato, pois as terapias atuam principalmente no corpo sutil, e dependendo do grau da doença, este bem estar irá refletir no corpo físico. Por isso é de extrema importância buscar o autoconhecimento, para que você possa trabalhar de uma forma preventiva, eliminando os pensamentos e emoções que poderão se materializar como doenças, ou seja, somatizando em seu organismo.

As terapias conforme descrito acima, são ferramentas que irão despertar o autoconhecimento e a cura que temos interiormente, não tendo nada a ver com religião.

A terapia é ideal para as pessoas que buscam o bem estar, autoconhecimento e evolução espiritual.

Espiritual no sentido de consciência, e não de espiritismo.

Como pudemos verificar no tópico acima, holístico é ver o ser humano de uma integral, enxergar o todo, não apenas o sintoma e sim buscando a causa.

Neste aspecto, precisamos nos preocupar não só com uma boa alimentação, e exercícios físicos, mas com a qualidade de nossos pensamentos e sentimentos, conforme texto para reflexão.

O fato de você se tratar holisticamente, não quer dizer necessariamente que você passa com um profissional, e sim que você está em busca no autoconhecimento e de suas curas internas.

O terapeuta irá lhe auxiliar, com ferramentas e técnicas que o ajudarão a buscar a sua essência, mas este tratamento é não,, trata-se da sua evolução, portanto, um problema que muitas vezes está enraizado a um bom tempo, algum algum trauma que você tenha passado, as terapias irão auxiliar em muito, no entanto, a responsabilidade de buscar sua essência, seus medos, seus traumas, é sua.

Por isso que quando nos referimos a curas holísticas, a pessoal deve estar comprometida com ela mesma, porque se isso não ocorrer, o tratamento tornar-se mais difícil, porque as pessoas em geral, isentam-se de suas responsabilidades, achando que o médico irá curá-la, o remédio, o terapeuta, e se esquece, de que o papel mais importante no tratamento, é ela mesma.

Não podemos colocar a responsabilidade em um profissional, quando a responsabilidade de levar uma vida tranquila e saudável, é nossa, os profissionais estão aí para ajudar e orientar, mas a cura de todos os males, está dentro de cada um de nós.

bottom of page