top of page

Conheças as ações terapêuticas da romã



Nome Científico: Punica granatum L.

Partes Usadas: Fruto (casca, sementes ou polpa) e casca da raiz.


Ações: A romã é adstringente, cicatrizante, anti-inflamatória e hemostática. É descrita como tônica do estômago, refrescante das mucosas, digestiva e anti-helmíntica.


Indicações: Por sua ação adstringente e protetora de mucosas, a romã é recomendada nas dores de garganta, amigdalites crônicas, nas gastrites, úlceras gástricas, diarreias, disenterias e colites com tendência a diarreia. Sua ação adstringente e anti-inflamatória atua em mucosas brônquicas e ginecológicas, sendo considerada útil nas bronquites crônicas e nas leucorreias.

O principal efeito anti-helmíntico encontra-se na casca da raiz, que deve ser tomada em forma de decocção (com um pouco de cravo-da-índia) e seguida de um purgativo a cada dois a três dias, para auxilar na eliminação dos vermes. Esse tratamento pode ser contínuo por dez dias.

O melhor efeito adstringente e anti-inflamatório sobre as membranas mucosas é obtido pelo uso da casca do fruto, em forma de decocção.

As ações tônicas e antianêmicas concentram-se, sobretudo, no suco fresco do fruto, que tonifica especialmente o sangue, além de ter efeitos digestivos e estomáquicos.


Precauções: Pode provocar constipação intestinal.


Contraindicações: Por medida de segurança, é contraindicado o seu uso durante a gravidez.


OBS: O consumo da romã não substituí remédios e tratamentos.



Ayurveda - Saúde e Longevidade: Na Tradição Milenar da Índia (Carneiro, Danilo M.)

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page